Thursday, March 30, 2006

Um livro antigo ilustrado pelo Roger.







O Penúltimo Dragão Branco de Márcio Trigo

Tuesday, March 14, 2006

Cavalhadas

Cavalhadas de Pirenópolis, Roger Mello. Editora Agir






As cavalhadas são reminiscências dos torneios da Idade Média, em que os cavalheiros exibiam, em espetáculo público, sua destreza e valentia. São realizados anualmente em diversas cidades brasileiras, principalmente no Nordeste. O autor criou uma narrativa toda pessoal, poética e lúdica, reunindo o real e o fantástico, misturando lendas e transformando em imagens expressivas estes desfiles guerreiros que se realizam em Pirenópolis, interior de Goiás.

Sunday, March 12, 2006

Nau Catarineta



Nau Catarineta' é o mais célebre e o mais mítico dos romances marítimos do cancioneiro lusitano. Xácara anônima, oriunda da segunda metade do século XVI, é a prova do nível estético, da síntese lírica, da sabedoria e economia dramáticas a que pode chegar a poesia anônima do povo em seus maiores momentos. Uma longa pesquisa entre as inumeráveis variantes do poema conduziu Roger Mello à versão dramática desse livro. Trabalho semelhante, de reinterpretação de muitas vertentes da arte popular, serviu de inspiração para as suas ilustrações, que fazem desse álbum uma festa para os olhos.

Roger Mello é formado pela Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Autor dos livros: Maria teresa; Griso, o unicórnio; Bumba meu boi bumbá; A flor do lado de lá; Uma história de boto-vermelho; A pipa; O gato Viriato; Viriato e o leão; e O próximo dinossauro. Ilustrou cerca de 60 livros de autores brasileiros, entre eles Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Ana Maria Machado, José Louzeiro e Jorge Aamado. Teve trabalhos incluídos em feiras internacionais de Ilustração e Literatura: Bolonha e Gotemburgo, Catalunha e Frankfurt. Recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil os prêmios Malba Tahan, Luís Jardim, Ofélia Fontes, Melhor Ilustração, e 15 prêmios 'Altamente Recomendável'. Outros prêmios recebidos: Prêmio Jabuti de Ilustração; Prêmio Especial Adolfo Aizen; Prêmio pelo Conjunto da Obra da UBE; Prêmio Monteiro Lobato; Prêmio Adolfo Bloch. Recebeu duas vezes o selo White Ravens da Biblioteca Internacional de Munique. Como dramaturgo, escreveu as peças Uma história de boto-vermelho, O país dos mastodontes, Curupira e Festa no céu. Ganhou o Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil 1992, categoria texto.

No Escrever para o Boneco tem informações ótimas sobre o Roger.

Thursday, March 09, 2006

Desenhos da Graça Lima!





Graça Lima é carioca, formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ, fez o Mestrado em Design na PUC-RJ. Ganhou vários prêmios com seu trabalho, entre eles os da FNLIJ Prêmio Luis Jardim , Prêmio Malba Tahan, Prêmio O melhor para o Jovem e muitos Altamente Recomendável .
Foi indicada entre as finalistas para o prêmio Jabuti muitas vezes e recebeu em 82, 84 e 2003 este premio na categoria de ilustração. Fora do Brasil recebeu 4 vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos Internacionais como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt na Alemanha, o Catálogo da Feira da Bratslávia e o Catálogo Brazil a bright blend of colours feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros. Atualmente é professora de Metodologia Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Wednesday, March 08, 2006

João por um Fio!








Livro novo!
João é filho de pescador e dorme sob uma colcha costurada à mão. À noite, depois que ele se deita, os pensamentos rolam soltos: conchas, rios, girinos, redes de pesca, cantigas, cordilheiras, panos, caseados, terremotos. Roger Mello, vencedor do prêmio suíço Espace-Enfants 2002 e do Jabuti, entre outros, nos convida para um mergulho nos sonhos e medos que preenchem a noite do menino João. Texto primoroso e ilustrações belíssimas, inspiradas nas tramas dos bordados brasileiros.

Tuesday, March 07, 2006

Graça Lima, Mariana Massarani e Roger Mello









"Capa Dura em Cingapura"
é uma empresa de ilustração e desenho gráfico.
Publicamos "Vizinho, Vizinha" pela Companhia das Letrinhas em 2002.
A Graça e eu (Mariana) ilustramos os dois personagens principais,
o Roger desenhou a parte do porteiro.

"Vizinho, vizinha mostra o que separa e o que une as pessoas
nas metrópoles. Na rua do Desassossego, 38,
a vizinhança é bem tranqüila. No apartamento 101, um moço
lê quadrinhos, toma café e constrói uma cidade de papel. Nem percebe o rumor da vizinhado 102, que toca clarineta, cria um rinoceronte debaixo da pia e coleciona livros e coisas antigas. Eles só se vêem no final da tarde, quando se encontram no hall, trocam cumprimentos e falam do tempo. Depois, vão resolver coisas na cidade ... e logo estão de volta aos seus cacarecos, guardados e manias.