Thursday, August 27, 2009

Mestre Vitalino






Vitalino Pereira dos Santos - Mestre Vitalino (1909-1963),
nascido no distrito de Ribeira dos Campos, nas cercanias da cidade de Caruaru, em 10 de julho.Era analfabeto pois quase não existiam escolas na região.
O pai trabalhava na roça e a mãe além de o ajudar era louçeira. Fazia panelas, potes, jarros, alguidares, pratos, mealheiros etc. Vitalino desde criança brincava modelando com as sobras de barro de sua mãe. Fazia bichos: cavalos, bodes, vacas etc.
Aproveitando que o pai e o irmão vendiam na feira peças que sua mãe fazia, Vitalino passou a mandar para lá os bichinhos e outras coisas que modelava. Vendia barato e ganhava uns vinténs.Com o passar do tempo, já com mais idade, passou a abordar outros temas em seus trabalhos. Assim começou o registro em barro, do homem do agreste nordestino, através de cenas do cotidiano rural: sua gente, usos e costumes.


Um livro que ninguém pode viver sem é o Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro - Século XX da Lélia Coelho Frota.

1 comment:

Leila said...

Olá, queridos!! Gerencio uma editora e gostaria de contacta-los para uma parceria num trabalho. abraços. presidencia@imcbr.org.br