Monday, May 07, 2018

Clarice


Ilustrações : Felipe Cavalcante 

Clarice, obra inédita de Roger Mello, apresenta por meio da ficção as observações de duas crianças que vivenciaram a ditadura militar. O autor entrega no olhar curioso da menina Clarice os questionamentos de diferentes gerações sobre o exercício de poder do adulto, sobre os medos, as contradições, as fugas e a opressão. Quanto pesa um livro que afunda no lago com a sua história e a história de quem o leu? Quão perigoso é ter um lago de livros emergindo no pensamento?

Em fortes linhas, os autores deste livro traçam, como arquitetos, uma estrutura ficcional capaz de transportar o leitor de todas as idades por uma cidade construída e destruída pela utopia. Uma história que subverte o olhar como um caleidoscópio, um filtro, um cobogó, um reflexo no lago. Uma Brasília por memórias familiares sem a preocupação de entregar fatos, mas sim possibilidades de vivências das personagens.

A obra reúne os talentos de Roger Mello, já consagrado no Brasil e no exterior, e do jovem ilustrador e designer Felipe Cavalcante, que revela o seu compromisso com a arte e a infância. Clarice é uma daquelas histórias que não conseguimos parar de ler e reler porque foi projetada num clima de suspense, em que as mensagens são cifradas e incompletas. Os artistas nos entregam o prazer de decifrar olhares, senhas, sumiços e sussurros.


— Você acha que o lago também engoliu meu pai?

Isso eu deixei escapar, sem querer, enquanto desenhava um lago feito de palavras e páginas.

— Você sabia que o meu pai trabalhava pra E.L.E.S?”


No comments: